Guru é uma expressão que vem do sânscrito gurus e que significa “mestre”. O termo começou a ser utilizado no hinduísmo pra nomear o chefe religioso ou mestre espiritual. Com o tempo, seu motivo se estendeu pra linguagem popular para fazer fonte àquele a que se lhe reconhece autoridade intelectual ou é considerado um guia espiritual. Na Índia, o guru era o que ensinava o discípulo a recitação de um mantra. Também se encarregava da instrução ligada aos sastras (as escrituras sagradas) e, na cerimónia de investidura do aluno, atuava como sacerdote.
Um guru, segundo a tradição hindu, é um ser que alcançou a iluminação (ou melhor, é qualquer coisa mais que um professor de religião). Graças ao teu estado de consciência, o guru está em condições de retirar o discípulo de escuridão e espalhar a verdade divina que se oculta em teu interior, por intermédio de práticas como a meditação e a oração.
Além do mais, há que expor o acontecimento de que dentro do hinduísmo se fala das inúmeras qualidades que tem que ter um guru. Não obstante, a mais relevante de todas elas é, deixe-me dizer alguma, a humildade. Mas ela não apenas tem que ter aquele, porém assim como o teu discípulo, que só se é humilde e controla o teu próprio ego irá fazer com que seja aberta a “porta da iluminação”.
Entre os vários gurus existentes durante a história, poderíamos destacar a Nanak Dev, nascido no ano de 1469, que é famoso por ser o fundador da religião indiana conhecida pelo nome de sikhismo. Essa religião que tem entre seus pilares fundamentais a crença em um Deus único e tem um livro sagrado que é o Guru guru granth sahib, pelo Sahib. Existem outros termos ligados à idéia de guru. Um gurukula é uma escola na qual todos os integrantes são considerados como quota da família do guru.
- 7 Arte não-europeu
- Censo: 1.775.351 – Abstenção: 639.783 (36,04%)
- “Nunca mais um governo de costas pra pessoas”
- Publicar trimestralmente o estado de receitas e despesas da renda pública
- vince e seis Dúvida pontual
- 3 Direitos LGBT
- 686A Torrelodones por Montealegre – As Matas – Madrid
- 4 Sub sedes
Guru Purnima, por outro lado, é um dia de homenagem ao guru. Trata-Se do aniversário do guru de acordo com o calendário védico. Além de todo o mostrado, necessitamos apresentar que, no âmbito cinematográfico existem incontáveis filmes que levam por título o termo que estamos investigando.
Este seria o caso, por exemplo, a criação norte-americana “O guru”. Trata-Se de uma comédia de 1999, que é protagonizado pelo famoso ator Eddie Murphy, que apresenta existência a um único guru-espírita que se torna uma estrela de tv. Do mesmo modo, também é “O guru do bom rolo”.

