Os miseráveis ou Les Misérables (pronunciado em francês /le a minha.ze.’ʁabl/) é um musical completamente cantado fundado no romance homônimo de Victor Hugo, com música de Claude-Michel Schönberg e letras originais em francês Alain Boublil e Jean-Marc Natel. O espetáculo estreou em 1980, em Paris e, 5 anos depois, deu o salto para Londres, produzido por Cameron Mackintosh e adaptado para o inglês por Herbert Kretzmer.
Tua partitura vencedora do Tony acrescenta canções tão conhecidas como “I Sonhou a Dream”, “On My Own”, “Master of the House”, “One Day More”, “Bring Him Home” ou “Do You Hear the People Sing?”. Ambientado pela França do início do século XIX, o musical conta a história de Jean Valjean, um criminoso condenado de potência extraordinária, que procura redenção após executar dezenove anos de prisão por ter roubado um pão. Em 1983, 6 meses depois do lançamento de Cats, na Broadway, o produtor Cameron Mackintosh obteve por parte do diretor húngaro Peter Farago um exemplar do disco conceitual francês.
- Face alongada e ondas soltas
- Sombra preta nos olhos
- O Passe Extra
- Os 5 básicos de maquiagem pra conquistar uma boa cara
- Erica, (Camila Sodi)
- New Tattoo Japan Tour dois mil (2000)
- você Não entende como maquillarte para tua comemoração de formatura? Nós damos-lhe as chaves
Farago estava impressionado com o trabalho e pediu a Mackintosh que produzisse uma versão em inglês do espetáculo. Primeiramente relutante, Mackintosh enfim concordou e, juntamente com a Royal Shakespeare Company reuniu uma equipa criativa pra ajustar o musical para o público britânico. Após dois anos de serviço, a versão em língua inglesa de Os miseráveis foi lançado em 8 de outubro de 1985, no Barbican Centre de Londres, desta forma, a sede da Royal Shakespeare Company.
O amplo sucesso do musical no West End propiciou sua chegada à Broadway. No momento de tua estréia em Londres, Os desprezíveis obteve considerações negativas. West End (seguido de O fantasma da ópera). Em Nova York, estreou em doze de março de 1987 e pode ser visto até o dia dezoito de maio de 2003, realizando 6.680 funções. O musical obteve 12 indicações nos prêmios Tony de 1987, erguendo-se, finalmente, com oito prêmios (entre eles, o de melhor musical e melhor música original). Os montagens originais de Londres e na Broadway seguiram diversas turnês e produções internacionais, assim como concertos e imensas gravações em disco.
No total, foi visto por mais de 70 centenas de pessoas em o mundo todo. Em Nova York, que foi reposição em duas ocasiões: entre 2006 e 2008, no Broadhurst Theatre, e entre 2014 e 2016, no Imperial Theatre.
Em 2012, estreou uma adaptação cinematográfica dirigida por Tom Hooper, que obteve o aplauso da crítica. Guinness dos recordes confirmou que tinha mais produções simultâneas que nenhum outro espetáculo da história (15 ao mesmo tempo). Os desprezíveis é responsável pela grande ação europeia em musicais da Broadway, ao longo dos anos 80, junto a Impossibilita, Cats, O fantasma da ópera, Miss Saigon.