Até há pouco tempo, Giuliano Costalunga, de 48 anos, era um sacerdote exemplar. Assim lhe lembram os paroquianos de Selva di Progno e Giazza, uma pequena cidade de somente 1000 habitantes ao norte de Verona. Alguns deles, compareceram como testemunhas pro teu casamento, o passado mês de abril, em Gran Canaria, onde vive a começar por 2017 com o seu marido, Paulo, apoiados por tuas respectivas famílias e amigos mais próximos.
A história do video, começou de modo muito simples. Giuliano e Paulo se conheceram no hospital San Raffaele de Milão, onde o primeiro se recuperava de um câncer e o segundo, originário de Nápoles, assistia a uma revisão rotineira. Lá charlaron e nasceu uma atraente amizade.
“Nós continuamos conhecendo, as famílias se quiseram e, pouco a pouco, a ligação tornou-se mais robusto, até que em 2015, me dei conta que não era só amizade”, garante Costalunga à tv de Verona. No passado dia oito de fevereiro, decidiu dar o passo e enviar uma carta ao bispo de Verona, Giuseppe Zenti, onde lhe pedia que lhe dispensase a vida clerical pra poder se casar com Paolo como qualquer pessoa leiga.
Escolheram Portugal, explica, não pra dar no pé da conversa fútil de Itália, contudo por causa de a lei nesse lugar reconhece o casamento homossexual, no tempo em que a italiana só o vê como uma combinação civil. “Paolo e eu somos marido e marido com a mesma dignidade e os mesmos efeitos que um casal heterossexual”, comemora Costalunga.
O foco imediatamente sentado muito mal na diocese de Verona, até o ponto de que o bispo o tenha estabelecido como uma “dolorosa circunstância de família”. Segundo o bispo, uma vez ordenado sacerdote, se é para toda a existência, e o término do estado clerical não compete à diocese, porém pra Santa Sé.
De instante, ele foi proibido de celebrar os sacramentos, em público ou em privado, e lhe pediu que faça essa reclamação por escrito ao Vaticano. O bispo Zenti conta que há 3 anos Costalunga pediu para deixar a paróquia por motivos de saúde e ele ordenou-lhe que ajudasse em outras comunidades, contudo a sua colaboração foi “fraca”. “Se ausentaba por longos períodos. Ao desfecho, os meus colaboradores me advertiram suspenderle momentaneamente do apoio do clero”, diz Zenti.
- Chuck Norris faz faltas o árbitro no FIFA 2007
- Proximidades. Estação Atocha
- Agir com precipitação, impedindo que outra evidência do verificador determinou se encarregue do serviço
- 26-concluída a fase: “eu Torço que eu tivesse alguém com quem criar este artigo…”
- Comendador de primeira classe da Ordem de Santo Henrique.[66] (Reino da Saxônia)
- 2-0 Henry (27′)
- Day, Katie (January 21, 2010) “Southern Poverty Law Center”
- Nível avançado
Quando viu que não chegavam os 900 euros, de acordo com a versão do bispo, é no momento em que decidiu enviar a carta postando que queria abandonar o sacerdócio. “Eu tinha chegado repetidas vozes que entre ele e Paulo, que vivia com don Giuliano, notava-se uma certa afetividade equívoca. Várias vezes perguntei-lhe confidencialmente se havia alguma coisa de verdade.
Sempre me negou tudo, e eu confiava nele”, explica Zenti diante das avaliações de grupos como os neo-fascistas de Forza Nuova, que pedem a sua demissão. De instante, Giuliano e Paulo tentam viver alheios à polêmica em Gran Canaria e tentam introduzir-se em um território onde por fim se sentem livres.