Há que se relembrar que o selecionado brasileiro pro Mundial estava praticamente classificado e Argentina, que necessitava de uma quase inaceitável time, se é que queria regressar à término do campeonado. O ex-ditador argentino Jorge Videla negou que seu governo teria participado da suposta fraude da copa do Mundo de 78, em declaração ao jornalista Ceferino Reato, que a publica em seu novo livro “Insistência Conclusão”.
O texto recolhe uma entrevista ao militar sobre os crimes cometidos na ditadura militar, a nefasta data e bem como tenta enfiar-se em dados, sem clarificar, por exemplo a suposta compra desse jogo. No início do jogo, os Incas tinham uma clara opção de abrir o encontro, quando um remate de Muñante bateu no poste. Isso parecia ser um aviso lógico, Peru, consentido da crítica naquele mundial, fazia o previsível. Entretanto a partir daí tudo mudou.
- Cumbia boliviana
- Dario Benavente Gorroño (1957-1965)
- outro lado, o odor solar de água
- 1998 – Google inicia suas atividades
- Rodovia Henrique Velasco
A polêmica surgiu logo após ter jogado a semifinal nesse Mundial. Logo surgiram versões de alguns jogadores peruanos haviam sido subornados e ameaçados para que permitissem a folgada vitória de os albicelestes. Setores da imprensa brasileira e peruana relataram de forma especial o goleiro argentino Ramón Quiroga e ao defensor Rodulfo Manzo, que naquela noite, jogou um jogo desastroso.
Contudo a especulação cresceu ainda mais com a contratação de Manzo por cota do Vélez Sarsfield, em momentos em que ainda estava viva controvérsia. No entanto, muitos de seus companheiros divulgavam uma versão contrária, afirmando, no melhor dos casos, que a ordem dos detalhes lhes parecia suspeito.
por exemplo, a versão que deu o que fora provedor do referido selecionado, Juan Carlos Oblitas, anos após se dado o episódio. Outros, como o questionado goleiro daquele jogo, tentaram salirle a controvérsia apontando para seus companheiros, como possíveis envolvidos em fraudes. José Velásquez, outro vasto meio-campista daquele selecionado, relata um fato suspeito como foi a visita do ditador argentino aos bastidores da seleção peruana na ante-sala do jogo. Uma das versões sobre como se realizou a fraude é suportada pelo escritor inglês David Yallop e Fernando Rodríguez Mondragón, filho do narcotraficante Gilberto Rodríguez Orejuela.
Este último diz que os chefões da droga participaram da malha vontade de rendimentos pro teu clube de futebol. Os Rodríguez Orejuela, chefes do cartel de Cali, tinham como fachada fantástico para o clube colombiano América pra camuflar seus negócios ilícitos.
Como curiosidade, nos anos 80, o clube escarlate foi dominou o campeonato de teu povo com a assistência de uma relevante camada de jogadores argentinos. Em tal grau Yallop, como Rodríguez Mondragón envolvem, fundamentalmente, o vice-almirante Carlos Alberto Lacoste como a peça-chave no turvo evento. Rodríguez, em seu livro ‘O filho do jogador de xadrez’.
Velasquez diz no documentário ‘Mundial 78: Verdade ou lorota’, que a fraude foi montada pelo topo da hierarquia. De fato, os jogadores peruanos criticaram em algumas ocasiões que o treinador de em vista disso, Marcos Calderón, colocar em jogo um alinhamento bastante insólita.
O exemplo mais claro disso foi que colocou Cubillas como invasor, quando tua posição natural a toda a hora foi o meio-campo. Até já Manzo, que portanto negava a especulação sobre isso uma possível fraude, chegou a expressar a tua suspeita em uma entrevista anos depois.